terça-feira, 17 de março de 2015

As profeciias de Natália Correia há 20 anos. Tenha atenção,ao ponto 7.

Quando a crise não é geradora de grandes audácias, mais indicado é dar-lhe o nome de agonia – citação de Natália Correia transcrito no livro “O Botequim da liberdade” de Fernando Dacosta.
  1. Citações de Natália de Oliveira Correia (1923-1993) retiradas do livro "O Botequim da Liberdade", de Fernando Dacosta:

1 – “ A nossa entrada (na CEE) vai provocar gravíssimos retrocessos no país, a Europa não é solidária com ninguém, explorar-nos-á miseravelmente como grande agiota que nunca deixou de ser. A sua vocação é ser colonialista".

2 – “A sua influência (dos retornados) na sociedade portuguesa não vai sentir-se apenas agora, embora seja imensa. Vai dar-se sobretudo quando os seus filhos, hoje crianças, crescerem e tomarem o poder. Essa será uma geração bem preparada e determinada, sobretudo muito realista devido ao trauma da descolonização, que não compreendeu nem aceitou, nem esqueceu. Os genes de África estão nela para sempre, dando-lhe visões do país diferentes das nossas. Mais largas mas menos profundas. Isso levará os que desempenharem cargos de responsabilidade a cair na tentação de querer modificar-nos, por pulsões inconscientes de, sei lá, talvez vingança!"

3 –“ Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a Europa, todo o Ocidente".

4 “ Mais de 80% do que fazemos não serve para nada. E ainda querem que trabalhemos mais. Para quê? Além disso, a produtividade hoje não depende já do esforço humano, mas da sofisticação tecnológica".

5 –“ Os neoliberais vão tentar destruir os sistemas sociais existentes, sobretudo os dirigidos aos idosos. Só me espanta que perante esta realidade ainda haja pessoas a pôr gente neste desgraçado mundo e votos neste reaccionário centrão".

6 –“Há a cultura, a fé, o amor, a solidariedade. Que será, porém, de Portugal quando deixar de ter dirigentes que acreditem nestes valores?"

7.-” As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis. Miséria, fome, corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, e Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e de comida. Espoliada, a classe média declinará, só haverá muito ricos e muitos pobres. A indiferença que se observa ante, por exemplo, o desmoronar de cidades e o incêndio das florestas é uma antecipação disso, de outras derrocadas a vir".
P.S.: Estas citações foram ditas há 20 anos por Natália de Oliveira Correia, intelectual, poeta e activista social açoriana, autora de extensa e variada obra publicada, com predominância para a poesia.


2 comentários:

jorgil disse...

Interessante! No entanto não consigo ler o texto completo porque a dimensão do post ultrapassa a do blog. Não dá para reduzir a imagem?
Obrigado! Gostava de partilhar no Face.

jorgil disse...

Obrigado Irene, agora está perfeito!
Lê-se bem!
Bjs.