segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Fonte: Bocaberta.org

Publicado pela primeira vez em 1896 e mantido pela World Meteorological Association , o International Cloud Atlas é uma tentativa de reunir a maior quantidade de informações possíveis sobre nuvens, que sirvam para melhorar a precisão nas previsões do tempo.
O Atlas classifica as nuvens em 10 gêneros, 26 espécies e 31 variedades, com descrições detalhadas e incluindo dicas para a correta identificação.
Apesar de se tratar de uma documentação antiga e atualizações serem publicadas periodicamente, nenhuma “nova” nuvem foi adicionada desde 1951. Mas a situação está para mudar.



Em 2005, Gavin Pretor-Pinney fundou a Cloud Appreciation Society que mantém uma vasta coleção de imagens de nuvens. Entre as imagens selecionadas, uma formação não se encaixava nas classificações existentes dando origem ao nome undulatus asperatus (ondulação turbulenta).
Mais tarde, em 2009, Pretor-Pinney entrou com um pedido de reconhecimento de sua descoberta pelo World Meteorological Association e, em 2013, recebeu uma recomendação para a inclusão. Com a próxima edição marcada para 2015, a expectativa é grande para que, após 61 anos, o Atlas ganhe uma nova nuvem.

2 comentários:

Lucimar da Silva Moreira disse...

São imagens impressionantes, Irene beijão.
Blog /Fan Page / Twitter /

São disse...

Obrigada pela informação.

Sabe que os EUA já estão fazendo experiências para agir sobre o tempo?

Abraço de boa noite :)