segunda-feira, 18 de abril de 2016

fonte: zap.aeiou

“A austeridade foi um fracasso para Portugal”. É Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia, quem o diz, comentando a situação económica do país e prevendo que estes dias podem ser a “calmaria antes da tempestade”.
Em declarações à Agência Lusa, depois da participação num Fórum Fiscal na sede do FMI, em Washington, nos EUA, Joseph Stiglitz considera que “a austeridade foi um fracasso para Portugal” e “para todos os outros países em que se tentou esta mesma política”.
A continuar-se por esta mesma linha, com a Zona Euro a manter o mesmo tipo de políticas económicas, “a recuperação económica de Portugal levará bastante tempo, poderia ser até uma década”, vaticina o economista que é professor da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Joseph Stiglitz acredita que a situação económica está, actualmente, estabilizada porque o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, “puxou para baixo a taxa de juros“. “Mas se olharmos para os indicadores macroeconómicos como a dívida pública, eles estão pior agora do que antes”, sublinha o Nobel.
Para o economista é evidente que “os problemas da zona do Euro” não estão resolvidos e que “este é provavelmente um período de calmaria antes da chegada da tempestade”.
As declarações de Joseph Stiglitz surgem enquanto a Comissão Europeia pressiona Portugal para avançar com um Plano B com mais austeridade e quando o FMI arrasa a política de António Costa, que determinou um pequeno alívio aos contribuintes portugueses.
 
 
Comissão Europeia não para de pressionar o Governo de António Costa.
Querem à força mais um corte de 1 milhão de euros.Até onde
tudo isto irá parar?
 

Sem comentários: