sábado, 30 de abril de 2016

Fonte: Económico online (Será que desta vez vence uma mulher?)

Hillary Clinton é a 18ª mulher a concorrer à presidência dos EUA

Antes da ex-primeira dama Hillary Clinton, já houve 17 mulheres que, desde o século XIX, tentaram chegar à presidência dos EUA.
Hillary Clinton é a 18ª mulher a concorrer à presidência dos EUA

Hillary Clinton pode vir a ser a primeira mulher presidente dos EUA, mas antes já 17 outras mulheres tentaram chegar ao mais alto cargo da nação norte-americana. O Washington Post revisita uma história que começou no século XIX e que levou mulheres de diversos partidos a tentarem a sua sorte nas eleições presidenciais.
Victoria Claflin Woodhull foi a primeira a procurar ser presidente, em 1872. Era uma feminista candidata pelo Partido da Igualdade de Direitos (Equal Rights Party).
Depois disso, foi preciso esperar até 1940 para ver de novo uma mulher na corrida à Casa Branca. A candidatura de Gracie Allen, que fazia parte de um duo cómico – Burns e Allen – começou por ser um golpe publicitário que ganhou força quando ela começou a viajar em campanha. A candidata apresentou-se pelo Partido da Surpresa (Surprise Party).
Em 1964, surgiu Margaret Chase Smith, do Partido Republicano, a primeira mulher a concorrer à nomeação um dos maiores partidos dos EUA. Já tinha servido nas duas câmaras do Congresso norte-americano e foi a primeira mulher a representar o Maine.
Depois disso, houve várias tentativas de mulheres chegarem à nomeação para candidatas à presidência. Em 1972, houve mesmo várias mulheres a posicionarem-se. Desde 1984 que sempre tem havido mulheres a tentar ser nomeadas pelos respectivos partidos para a candidatura à presidência dos EUA. Hillary Clinton que, em 2008, perdeu nas primárias para Barack Obama, está agora na recta final para a nomeação do Partido Democrático.          



Sem comentários: