terça-feira, 7 de abril de 2015

E tudo o vento levou(leva deste querido Portugal)

A gestora de fundos norte-americana Lone Star comprou a Lusort, empresa espanhola que detinha os ativos imobiliários de Vilamoura e ainda a concessão da marina do resort algarvio, por apenas 200 milhões de euros. Embora Vilamoura tenha sido vendida a preço de saldo, negócio selado a 26 de março deste ano foi o mais valioso em Portugal nos últimos dez anos.

 
Segundo o Diário de Notícias (DN), o montante que os norte-americanos pagaram ao Catalunya Banc, detentor da Lusort, representa um terço do valor que teria sido pago se o negócio fosse feito há cinco anos atrás, altura em que a crise económica ainda não tinha ‘colocado os pés’ em Portugal. Além disso, Vilamoura foi vendida a menos 360 milhões do que os espanhóis já tinham pago ao antigo proprietário do resort de luxo do Algarve, o empresário André Jordan, em 2004.
Atualmente, lê-se na publicação, só a marina de Vilamoura continua a dar dinheiro e terá sido esse o motivo do negócio final ter sido fechado por um preço tão baixo. Contudo, o valor investido pelos norte-americanos é visto como reduzido tendo em conta o grande potencial de construção existente naquela zona algarvia, cerca de 700 mil metros quadrados disponíveis para novos empreendimentos residenciais, comerciais e turísticos.
 

3 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Olá Irene!
Vim agradecer seu carinho e solidariedade lá no nosso divã. Fiquei feliz em saber que vc é portuguesa! Fiz amigos queridos por meio do blogue e alguns já conheci pessoalmente quando tive a oportunidade de voltar a Portugal.
Volte sempre que quiser e puder. Já reservei, carinhosamente, um lugar para você no divã.
Beijuuss

Elvira Carvalho disse...

Há muitos anos que o Algarve está a ser vendido a retalho. Ingleses, alemães, espanhóis, americanos e chineses, todos vão comprando o seu quinhão.
Um abraço

Portuguesinha disse...

Um nojo.
Vendermos património territorial quase dado...

Veio a abrir-me os olhos: Afinal, pouco de portugal é portugues. Choca-me, porque vivia na ignorância de achar que o chão que piso, todo ele, de norte a sul, era NACIONAL.
Fica cá mas pertence aos chineses e americanos. raiva!!!