domingo, 4 de setembro de 2016

Percurso dos Passadiços do Paiva eleito projeto inovador da Europa

Inaugurado em junho de 2015, esse percurso pedonal estende-se por oito quilómetros ao longo das margens do Rio Paiva, veio permitir a visita a áreas de escarpa antes intocadas pela presença humana e venceu esta noite na Sardenha, em Itália, a categoria de Projeto de Desenvolvimento Turístico Líder na Europa.
Para Margarida Belém, que é vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, tutela a área do Turismo e assume também a supervisão do património geológico local classificado pela UNESCO, a distinção de hoje é "o corolário de uma estratégia bem sustentada, em que a autarquia e o Geopark tiveram a coragem de apostar".
A autarca defende que os Passadiços do Paiva deram a conhecer ao público "um recurso até há pouco tempo inacessível e passaram a assumir-se como o polo aglutinador de uma oferta turística de relevância mundial, ligada aos recursos naturais".
"Este prémio é um reconhecimento mundial pelo trabalho que diariamente desenvolvemos no terreno - um trabalho coletivo que é do Município de Arouca, do Arouca Geopark e também de todos os 'players' turísticos locais", acrescenta.
Passadiços do Paivacréditos: Passadiços do Paiva

A atribuição dos 'World Travel Awards' foi instituída em 1993 e propõe-se distinguir os melhores projetos mundiais no âmbito do Turismo, conferindo aos premiados um selo de qualidade que tem como objetivo elevar os standards do setor.
A lista de candidatos à 23.ª edição da iniciativa incluía centenas de candidatos distribuídos por diferentes categorias de competição: Tecnologias de Viagem, África, Ásia, Australásia, América Central, América do Norte, América do Sul, Caraíbas, Europa, Médio Oriente e Oceano Índico. Dentro de cada uma dessas modalidades, houve ainda disputa entre áreas de atividade específica como as relativas a companhias aéreas, revistas de bordo, destinos de praia, hotéis de design, espaços de conferências, entre outras.
A escolha dos premiados resultou, por sua vez, da votação online que decorreu entre 7 de março e 17 de julho, envolvendo público em geral e profissionais do setor.
Na categoria de Projeto de Desenvolvimento Turístico Líder na Europa, os Passadiços do Paiva competiam com o resort de luxo sustentável "Costa Navarino", na Grécia, e com o Teh20 - Trail de Bydgoszcz de Água, Indústria e Artesanato, na Polónia.
fonte: Sapo Viagens

7 comentários:

Graça Pires disse...

Fantástico!
Uma boa semana.
Beijos.

Elisabete disse...

Eu e uns vizinhos tínhamos combinado ir lá no final de agosto, mas após os incêndios, desistimos. Uma pena! Para o ano vamos, espero.
Votos de uma boa semana, Irene.

Elvira Carvalho disse...

Tenho que ir lá um dia...
Abraço

Élys disse...

Retorno de um tempo de descanso e fico feliz por conhecer este projeto vencedor.
Um abraço.

Maria Rodrigues disse...

O meu marido já tinha falado em irmos conhecer, mas na altura não deu para ir e agora há que esperar a reconstrução dos troços que arderam nos incêndios de agosto.
Beijinhos
Maria

Pedro Coimbra disse...

E quantas vezes nos esquecemos de valorizar o que é nosso...
Abraço

Beatriz Bragança disse...

Querida Irene
E eis que, num ápice, o que tanto nos orgulhava, é totalmente destruído pelas chamas.
O pior, é que agosto passou e os incêndios continuam, alguns postos por mão criminosa.Estou aterrada, pois nunca tal aconteceu com esta dimensão.E todos os dias é mais um, irremediável, pela força do vento ,etc., etc., etc.,.
Belo texto para dar a conhecer algo tão belo e que tanto nos custou a construir.
Um beijinho
Beatriz