quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Fonte: Económico online

O Reino Unido vai construir um muro na cidade francesa de Calais para bloquear refugiados que tentam chegar ao país, anunciou o governo esta quarta-feira.

As obras deverão começar ainda este mês, segundo as autoridades, na localidade que concentra milhares de refugiados na "Selva", como é conhecido o campo de refugiados de Calais, devido às péssimas condições humanitárias.

Com 4 metros de altura e 1 quilómetro de extensão, o muro deverá estar pronto ainda este ano. O investimento para este muro parte de um fundo conjunto, criado pela França e pelo Reino Unido, direccionado precisamente para as políticas migratórias e cujo orçamento é de 17 milhões de euros.

"Nós já fizemos uma cerca, agora vamos fazer um muro" — disse o ministro da Imigração britânico, Robert Goodwill. "As pessoas ainda estão a passar", acrescentou.

Esta semana, camiões e tractores bloquearam as estradas perto de Calais num protesto pelo fecho da "Selva". Os motoristas reclamam dos refugiados que começam a recorrer a tácticas perigosas para obrigar os veículos a parar para dar-lhes boleia. Alguns lançam ramos de árvores e outros objectos. A prática representa um risco para os camionistas e os próprios refugiados. Sete imigrantes já morreram durante este ano nas estradas.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, prometeu esta sexta-feira que o governo vai desmantelar o campo “numa operação controlada” o mais rapidamente possível. No entanto, os manifestantes pedem uma data precisa para o fecho do local.

Na “Selva” vivem entre 7.000 e 9.000 pessoas, que aguardam luz verde do governo britânico para entrar no país. A maioria dos refugiados no local vêm do Médio oriente e de África.                                             




Onde está a solidariedade da Europa? Ou entre os povos?

Faz-se a guerra, destrói-se, mata-se e as pessoas são o que menos importa?
 
Custa "ainda acreditar" que os Homens sabem o que andam a fazer...
Irene Alves
 

4 comentários:

Cidália Ferreira disse...

...Tão triste! :(

Beijos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

A Nossa Travessa disse...

Irenamiga

Porém a outra face da medalha e muito má: bater nos que os acolhem, protestar raivosamente nas ruas, insultar as religiões da gente que os recebe e muito mais. A solidariedade não tem só uma cara para ser solidariedade são precisas no mínimo duas...

Qual o motivo por que não vão para a Arábia Saudita? Ou para o Dubai? Ou para outro país muçulmano?

Qjs do Leãozão - muito abatido

Toninho disse...

Triste isso amiga.
Um mundo cão, onde solidariedade só no dicionário.
Meu abraço Irene.

Pedro Coimbra disse...

Foi tema de post hoje no meu blogue.
Os muros estão outra vez a ser erguidos.
Um abraço