quinta-feira, 20 de abril de 2017

Fonte: Renascença no Ar

O Papa Francisco confirmou esta quinta-feira, em consistório, que a canonização terá lugar durante a sua visita a Portugal, precisamente no centenário da primeira aparição.

A canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta terá lugar já no próximo dia 13 de Maio, em Fátima, durante a visita do Papa ao santuário.
A data e a hora da cerimónia foram confirmadas pelo Papa esta quinta-feira de manhã num consistório que teve lugar em Roma. Imediatamente em Fátima começaram a repicar os sinos e o reitor do Santuário dirigiu-se à Capelinha das Aparições, para rezar em acção de graças.
Desde que a Igreja anunciou que não havia obstáculos à canonização que esta era uma hipótese, no entanto não era uma certeza. Nem sempre os santos são canonizados nas suas terras. Teresa de Calcutá é um exemplo de uma santa recente que foi canonizada numa cerimónia em Roma, e não na Índia, onde desenvolveu grande parte do seu ministério.
Mas o facto de o Papa Francisco visitar Fátima para assinalar o centenário da primeira aparição foi alimentando a esperança de que a Igreja permitiria fazer-se a canonização em pleno centenário, o que agora se confirma.
Francisco e Jacinta Marto eram irmãos e juntamente com a sua prima Lúcia viram Nossa Senhora na Cova da Iria no dia 13 de Maio de 1917. Apesar da repressão de que foram alvo por parte das autoridades civis e eclesiásticas as crianças mantiveram-se firmes nas suas afirmações e as aparições foram-se sucedendo, culminando no milagre do Sol, testemunhado por milhares de pessoas, em Outubro do mesmo ano.
Francisco e Jacinta acabaram por morrer ainda crianças, vítimas de doença. As canonizações de crianças são raras na Igreja católica e esta fará de Jacinta Marto a mais nova santa não-mártir da Igreja, com apenas nove anos.

 

5 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Muito bem!!
Só espero que a visita corra bem.

Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Estou de volta amiga.
Vai ser emocionante.
Um abraço

Beatriz Bragança disse...

Querida Irene
Estou muito feliz com esta notícia, embora já tivesse dela conhecimento.Só nunca tinha pensado no pormenor importantíssimo que coincide com a canonização na própria terra dos canonizados.
Sei de alguém com Parkinson, que há pouco me disse dever ser obra dos «santos pastorinhos» pois deixou de tremer. Se assim continua, será mais um milagr.
Um beijinho
Beatriz

Elisabete disse...

Pessoalmente não acredito mas respeito.
Espero que a Irene esteja bem.
Bjs

Mari-Pi-R disse...

Una celebración estupenda de la que se puede encomendar y pedir nuestros deseos.
Que tengas un feliz domingo.