segunda-feira, 21 de março de 2016

Que pena estar a chover à sua chegada a Cuba Obama é um Presidente que vai deixar muitas saudades. Mau para Cuba que esteja se aproximando o final do seu mandato.

No funeral de Nélson Mandela, um aperto de mão histórico tornou-se notícia em todo o mundo. Raul Castro e Barack Obama protagonizaram a primeira aproximação entre Cuba e os Estados Unidos desde a revolução de 1959.
Em dezembro de 2014, foram tornadas públicas as intenções de aproximação entre os dois países, que se mantinham de relações cortadas há mais de um século, e de reabertura da embaixada dos EUA em Havana, assim como da embaixada cubana em Washington.
Após 18 meses de negociações secretas, mediadas pelo Papa Francisco, o acordo foi anunciado. E aquele que era um dos desígnios de Obama concretizou-se a poucos meses de este deixar a Casa Branca.
Em 88 anos, Obama tornou-se o primeiro presidente dos EUA a visitar Cuba. Este domingo aterrou em Havana, acompanhado da primeira-dama, das duas filhas e da sogra. E nem a chuva intensa impediu os cubanos de saírem às ruas para lhe dar as boas-vindas.
Esta segunda-feira, os presidentes dos dois países encontrar-se-ão no palácio presidencial, naquele que será o terceiro encontro entre os dois desde que foi anunciada a reaproximação entre os países.


 

3 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Pois!! Por aqui tb chove e bem

Beijo e uma excelente semana.

Coisas de Uma Vida 172

O Árabe disse...

Também acredito que Obama vá deixar saudades, Irene. Paz no mundo... que tarefa poderia ser mais digna e urgentes, para qualquer presidente digno desse título?! Belo post, amigo; boa semana!

Pedro Coimbra disse...

Um momento histórico acerca do qual vou escrever amanhã.
Um abraço