quarta-feira, 13 de julho de 2016

Nascido a 24 de Outubro de 1954, Wang Jianlin, é o presidente executivo do Wanda Group, que adquiriu em 2012 o grupo norte-americano AMC Theatres, tornando-o no dono do maior grupo mundial de salas de cinema.
Essa posição saiu reforçada com a concretização da compra da Odeon-UCI pela AMC Theatres, ontem anunciada, e poderá ser ainda mais evidenciada se e quando se concretizar a intenção de compra da Carmike, a quarta maior cadeia de cinemas dos Estados Unidos, pela qual o grupo de Wang Jianlin pretende pagar cerca de mil milhões de euros.
Wang Jianlin é considerado o homem mais rico da Ásia, com uma fortuna avaliada em cerca de 26 mil milhões de euros em 2016, e o 26º mais rico de todo o Mundo.
A revista 'The Economist' apelidou-o de "homem com uma ambição Napoleónica", associando a sua dimensão empresarial ao facto de Wang Jianlin ter servido o Exército de Libertação Popular, o exército chinês, durante 16 anos.
Bem relacionado nas cúpulas do Partido Comunista chinês, Wang Jianlin gere um império empresarial que aposta nas áreas do entretenimento e lazer, hotelaria e imobiliário.
Mais recentemente, Wang Jianlin voltou a ser notícia por ter aquirido uma posição de 20% no Atlético de Madrid.
Segundo a Lusa, em Portugal, a UCI Cinemas detém 45 salas e um total de 9.279 lugares, repartidas pelo UCI El Corte Inglés, o Dolce Vita Tejo e o Arrábida Shopping.
O grupo obteve em Portugal uma receita bruta de bilheteira de cerca de oito milhões de euros, em 2015, tendo conseguido 68.732 espectadores, o que corresponde a perto de 11% do mercado português de exibição (cerca de 75 milhões de euros), sendo suplantada apenas pela NOS Audiovisuais (46,655 milhões de euros, no mesmo período).
A entrada de Wang Jianlin em Portugal segue-se a outros investimentos de referência chineses no nosso País, como os protagonizados pela China Three Gorges na EDP, pela State Grid na REN, pela Fosun na fidelidade e pelo Haitong Bank no ex-BESI - Banco Espírito Santo de Investimento, por exemplo.


 

 


                 

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Passo para lhe desejar um excelente dia.

Beijo

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Elisabete disse...

Um homem com sucesso nos negócios!
Espero que a Irene esteja bem.
Bjs