quarta-feira, 24 de maio de 2017

Nem dá para acreditar, depois de dizer tanto mal do actual governo


O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaüble, que sempre teve duras críticas para o actual Governo português, diz agora que Mário Centeno é “o Ronaldo do Ecofin”.
As palavras de Wolfgang Schaüble dirigidas a Centeno surgiram precisamente no âmbito de uma reunião do Ecofin, o grupo que reúne os ministros das Finanças da União Europeia.
Tudo aconteceu quando “Centeno se dirigiu ao ministro alemão para o cumprimentar”, avança a TVI24. “Nessa altura, comparou o ministro português a Cristiano Ronaldo falando para os presentes”, acrescenta o canal de notícias.
A newsletter do conceituado site Politico também faz referência ao momento, notando que o elogio de Schaüble a Centeno é um “progresso” tal que é visto por uma fonte portuguesa “como vencer a Eurovisão”.
Schaüble teceu várias críticas ao actual Governo, de parceria entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP. Chegou a dizer que Portugal estava a ser “muito bem sucedido até ao novo Governo” e a avisar que o país poderia precisar de novo resgate se não cumprisse as regras, inflacionando assim os juros da dívida nacional.
Mas agora o ministro alemão estará rendido aos bons resultados obtidos por Centeno na pasta das Finanças de Portugal, numa altura em que a Comissão Europeia propôs a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.
Há doze meses, era tudo tão diferente. Portugal estava à beira de sanções económicas da União Europeia e o sucesso do seu novo Governo de coligação de esquerda estava longe de ser garantido. Hoje, já não viola as regras orçamentais da UE e espera entregar antecipadamente 10 mil milhões de euros ao FMI”, escreve-se na newsletter do Politico.
E dentro deste cenário positivo, Centeno volta novamente a ser falado como possível futuro líder do Eurogrupo, que junta os ministros das Finanças da Zona Euro, para substituir o mal-amado Jeroen Dijsselbloem.

4 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Um beijinho de boa noite.

Elvira Carvalho disse...

Este "senhor" é um cínico e um vira-casacas.
Um abraço

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Portugal está flanando
Graças a tudo que fez,
Cujo povo português
Pagou caro, justo quando

Menos podia, e um bando
De alguns carrascos talvez
Acusava o povo, em vez
De ajudá-lo e o dando

As condições mais humanas.
Mas a nação soberana
E valente soube bem

Fazer deveres de casa.
Agora dá voo às asas,
Flanando e olhando além.

Grande abraço. Laerte.

Beatriz Bragança disse...

Querida Irene
O que dizer ou pensar perante tais atitudes?! Ou estava enganado no princípio ou está agora...e fico-me por aqui.
Em questões de política não gosto de aprofundar muito...
Um beijinho
Beatriz