sábado, 12 de novembro de 2016

Portugal "pequenino" fica de fora de todos estes encontros.

Obama iniciará o último périplo internacional na próxima terça-feira com a sua primeira visita à Grécia, onde se encontrará com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e proferirá em Atenas um discurso sobre o valor da democracia, indicou um responsável norte-americano citado pela agência noticiosa espanhola Efe.
A viagem ocorrerá apenas uma semana após a inesperada vitória nas eleições presidenciais nos Estados Unidos do polémico multimilionário republicano Donald Trump, com qu...em o Presidente em exercício se reuniu na quinta-feira na Sala Oval para iniciar o processo de transição.
Em seguida, na quinta-feira, 17 de novembro, Obama viajará para a Alemanha para se reunir com a chanceler, Angela Merkel, e na sexta-feira participará numa cimeira “com os seus aliados europeus mais próximos” (França, Itália, Reino Unido e Espanha).
Nela participarão, além da anfitriã Merkel, o Presidente francês, François Hollande, os primeiros-ministros italiano, Matteo Renzi, e britânica, Theresa May, e o chefe do executivo espanhol, Mariano Rajoy.
Segundo a mesma fonte, a recente vitória eleitoral de Trump será, sem dúvida, um dos temas a abordar no encontro com os dirigentes europeus.
Por último, no Peru, na cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), que se realiza a 19 e 20 de novembro, Obama manterá reuniões bilaterais com o Presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, o Presidente chinês e o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull.
O chefe de Estado norte-americano espera ainda realizar um encontro com os líderes dos países participantes no Tratado Transpacífico (TPP), assinado no início deste ano e pendente de ratificação pelo Congresso dos Estados Unidos.
O futuro do tratado comercial parece incerto após a vitória eleitoral de Trump, que fez campanha com a promessa de retirar o país de um acordo que classificou como “o pior da história”.
fonte: Sapo 24
Ver Mais

8 comentários:

João Menéres disse...

Nem com a Base das Lajes merecemos um chá...

Graça Sampaio disse...

Paciência! Não somos ninguém...

A Nossa Travessa disse...

Querida Irenamiga

Onde fica Portigal?, sorry, Portugal? Na Atlântida? Oops, Oceania? O que é Portugal? Uma província de Espanha, I mean, una Región Autonómica de España? Eine Kolonie von Deutschland? It does no matter!

E o ajo não vem cá. Está tudo dito.

Auf Wiedersehen

+++++++++++++

JOTA PINTAROLAS
É o nome do rapazola que perdeu quase todos os dentes por mimos proporcionados por um campomaiorense durante o último episódio da saga da Dona Alzira. O título do texto que hoje se publica é DENTES PARA BOLO DE CREME. Até à data NINGUÉM conseguiu resolver o problema do feed – Henrique, o Leãozão

Elisabete disse...

Gostei de saber que está melhor.
Votos de um bom domingo.

Cidália Ferreira disse...

Estas politicas deixam-nos "baralhados!

Beijo
Bom Domingo

Pedro Coimbra disse...

Portugal tem ficado à margem em muitas situações.
Ronaldo, agora Guterres, pouco mais que isso.
Boa semana

Graça Pires disse...

O que podemos esperar?
Uma boa semana.
Beijos.

Arte & Emoções disse...

Pode ser que para Portugal, esteja reservada uma viajem especial. Política é política!

Abraços,

Furtado