sábado, 25 de junho de 2016

Extraído do blogue de Helena Sacadura Cabral

Marcelo Rebelo de Sousa lembrando as virtudes de caráter que sempre distinguiram Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República eleito em democracia - a 27 de junho de 1976 -, um"homem sério, honesto, austero, corajoso, incorruptível, que foi naturalmente chamado a assumir em nome de uma geração funções de elevada responsabilidade durante o período mais critico após o 25 de Abril-  decidiu homenagear o general Ramalho Eanes, por ocasião da passagem do 40.º aniversário da sua tomada de posse como Presidente da República.
Ramalho Eanes considerou  a cerimonia como uma homenagem à instituição das Forças Armadas através dos militares que liderou e uma recordação de um passado recente de luta pela liberdade e por maior democracia.
Já antes, o atual Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Pina Monteiro, havia salientado a "carreira verdadeiramente singular" de Ramalho Eanes, que foi "norteada pelo culto das virtudes militares e de uma corajosa frontalidade" que o prestigiou, bem como às Forças Armadas.
Na cerimónia de homenagem, que decorreu na Escola das Armas do Exército, o atual CEMGFA e os Chefes Militares dos ramos (exército, marinha e força aérea), entregaram a Ramalho Eanes o símbolo do Comando, uma espada.
"Com a oferta desta espada pretende-se recordar a bravura e o poder com que, ao longo da sua brilhante carreira, sempre conseguiu distinguir o bem do mal, combatendo a perversidade e a insipiência, na defesa dos valores da democracia e na construção da justiça e da paz", disse Pina Monteiro.

Ramalho Eanes decidiu, contudo, oferecer depois a espada - expressão simbólica da condição militar -,  ao actual Presidente da República, pedindo-lhe que a guarde e transmita aos seus sucessores como "símbolo da confiança dos militares".
É conhecida a minha estima pelo casal Ramalho Eanes, que sei ser amplamente retribuída. Por isso, não posso, como amiga e como cidadã, deixar de louvar a iniciativa de tal reconhecimento.

HSC                  

4 comentários:

Tété disse...

Olá Irene!
Que sorte a sua ter trabalhado com o General Eanes. A nível profissional acho que é tudo o que se pode desejar.

Tive o gosto de estar por perto da Drª Manuela porque o meu filho é exatamente da mesma idade do seu filho mais velho e tínhamos a mesma pediatra a qual por sua vez colaborava também com ela em atividades para o melhoramento da infância.

Aqui fica tal como comentei no blogue da HSC, expressando o meu carinho pelo casal Eanes:

- Corroborando tudo o que disse, considero o General Ramalho Eanes das pessoas com mais virtude que governaram este país ao longo de todas as épocas. As suas atitudes perante o país e os seus cidadãos foram das mais louváveis.
Ao mesmo tempo que o elogiamos nunca esqueceremos a Drª Manuela, sua esposa, que tanto deu e continua a dar de si no apoio a tantas causas onde se destaca o seu altruísmo e solidariedade.
Que Deus os abençoe por muitos anos.

Um abraço para si Irene

Cidália Ferreira disse...

Muito bem aplaudido!

Beijos e um resto de um bom Domingo

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Graça Pires disse...

O General Ramalho Eanes sempre igual a si próprio. Uma pessoa de carácter.
Beijos.

Elvira Carvalho disse...

Na minha humilde opinião, o mais integro PR que já tivemos.
Homenagem bem merecida.
Um abraço