sábado, 7 de maio de 2016

Será que vai-se concretizar? Será bom ou não para a Europa.Tenho tão poucas esperanças...

O presidente francês, François Hollande, vai apresentar, no próximo mês, um projecto para aquilo a que chama "nova Europa", pretendendo que seja "mais coerente e solidária", dê respostas rápidas a crises como a dos refugiados e contrarie ideias como a da saída britânica, de acordo com o diário "El País". O plano foi alvo de diálogo com Angela Merkel, chanceler germânica, podendo vir a contar com apoios de países como Portugal, Espanha, Itália, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, entre outros.
Citando fontes oficiais, o jornal espanhol refere que o plano inclui sugestões para uma defesa comum e será revelado após o referendo no Reino Unido sobre a continuidade entre os 28. "Não será apresentado antes para não exercer qualquer influência na campanha, mas ficará conhecido independentemente do sentido de voto dos britânicos", referem as fontes da publicação.
Quanto a questões económicas, Hollande já pretendia criar um Parlamento da zona euro, dispor de um orçamento próprio nesta zona "para financiar investimentos pan-europeus" e escolher um governo económico para a moeda europeia - agora acrescenta a necessidade de "políticas europeias no campo digital e na transição energética".
Além disso, tendo em conta as graves ameaças externas a leste e a sul, mas também no plano interno como o terrorismo, o diário espanhol refere que Hollande quer desenvolver "a Europa da Defesa", considerando que os Estados Unidos esperam que os responsáveis europeus assumam a maior parte da responsabilidade na sua própria segurança
 
fonte: económico online

3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Não sei se será bom ou não. Mas sei que a Europa como está actualmente também não vai longe.
Um abraço e bom Domingo

Cidália Ferreira disse...

Passo para lhe desejar um excelente Domingo

Beijo

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Olinda Melo disse...



Esta Europa precisa de encontrar o seu rumo.

Bj

Olinda