segunda-feira, 2 de maio de 2016

Fonte: Sapo

"Manuel Alegre ganhou, por direito próprio, a honra de fazer parte da História de Lisboa e de Portugal", afirmou Fernando Medina nos Paços do Concelho de Lisboa.
Perante uma sala cheia, o presidente do município vincou também que "a justiça da entrega da Medalha de Honra da Cidade a Manuel Alegre é, pois, inquestionável".
O poeta e antigo deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República Manuel Alegre foi homenageado no dia em que comemorou 42 anos do regresso do exílio, onde passou uma década.
Quando discursou, Alegre recorreu a uma metáfora ao afirmar que está a "nascer uma terceira vez", tendo sido a primeira em Águeda, sua terra natal, e a segunda em Coimbra, onde estudou.
"Permitam-me que partilhe esta medalha de honra com a minha família, com todos os companheiros de resistência, todas e todos os que sofreram prisões, torturas, exílios, todas e todos que ao longo de quase meio século nunca se renderam, e mantiveram acesa a chama da liberdade conquistada a 25 de Abril", salientou.
A cerimónia contou com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, da antiga candidata à Presidência da República Maria de Belém, do presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, e também de alguns vereadores e deputados municipais.

FYM // JPS
Lusa/fim

 

 
 
 
 
 

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Muito bem!

Beijinhos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Pedro Coimbra disse...

Sempre ensombrado pela reforma da rádio...
Boa semana