domingo, 30 de janeiro de 2022

A pintura do século XVII “Martírio de São João Damasceno”, de Luigi Miradori, artista destacado do barroco lombardo, vai ser exibida no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, a partir de 27 de janeiro.

Trata-se da segunda obra exibida no âmbito do “O Belo, a Sedução e a Partilha”, projeto museográfico conjunto do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e a Fundação Gaudium Magnum — Maria e João Cortez de Lobão (FGM), e ficará em exposição até 10 de abril, anunciou hoje a organização.

Este óleo sobre tela de Luigi Miradori, dito Il Genovesino, nascido em Génova, Itália, cerca de 1605, e falecido em Cremona, em 1656, representa o Martírio de São João Damasceno, e data de 1645-1650, ficando em exibição na Galeria de Pintura Europeia do MNAA.

A obra pertence à fase mais criativa deste pintor – uma época em que a influência da pintura espanhola se fazia sentir em toda a região da Lombardia – que veio a falecer em 1656, em Cremona, “a cidade que o acolheu e lhe deu todas as possibilidades de se afirmar como um grande pintor do barroco lombardo”, indica o museu num comunicado sobre a pintura.

Fonte: Visão


fb-share-icon

Sem comentários: