domingo, 29 de janeiro de 2017

fonte:www.livrosepessoas.com

Paula Ramos, no Poltrona Nerd
Essa semana, baseada na posse de Donald Trump nos Estados Unidos, resolvi falar de um livro que me marcou muito, dentre todos que já li até hoje. O livro é relativamente antigo, assim como o filme de mesmo nome, que foi muito bem adaptado para o cinema em 2008, mas ainda permanece com um dos mais importantes.
John Boyne criou uma história onde os dois protagonistas são crianças por volta de seus 9 anos de idade. Enquanto um é filho de um oficial nazista, o outro é judeu. Juntos, Bruno e Shmuel criam a mais proibida e pura das amizades, caracterizando a inocência de uma criança em relação a religião, cor da pele e outros tipos de “distinções”.
O Menino do Pijama Listrado descreve o surgimento de uma amizade entre um judeu e um alemão, em plena Segunda Guerra Mundial, que de tão comovente parece real. Enquanto o pai e o professor de Bruno tentam convencer o menino de que os judeus são a pior raça possível, ele só quer ser um explorador e conhecer o mundo. Durante uma de suas pequenas expedições no quintal, ele se depara com uma enorme cerca e diversas pessoas vestindo pijamas listrados. Uma delas, é Shmuel.

4 comentários:

Elisabete disse...

Eu li "O rapaz do pijama às riscas" e vi o filme (engraçado o seu título ser ligeiramente diferente) e claro adorei. É um clássico.
Bjs e bom domingo.

Cidália Ferreira disse...

Muito bem!!

Desejo-lhe um óptimo Domingo

Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Nunca li. Deve ser muito interessante.
Um abraço e bom Domingo

Graça Pires disse...

Vi o filme. Inquietante, mesmo...
Uma boa semana.
Beijos.