quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SIMONE merece...


O Presidente da República condecorou esta quinta-feira a "grande figura da cultura portuguesa" Simone de Oliveira, associando Belém ao "reconhecimento generalizado" que a população tem pela cantora e actriz.
"Hoje entendi que a República portuguesa se devia associar à homenagem que Portugal presta a Simone de Oliveira, seguindo, aliás, o reconhecimento generalizado por parte da população portuguesa e, por isso, em reconhecimento do seu contributo para o património cultural português decidi atribuir-lhe a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e quero dizer que é com muita satisfação, com honra, que lhe irei impor a respectiva insígnia", afirmou Cavaco Silva.
O chefe de Estado distinguiu Simone de Oliveira numa cerimónia no Palácio de Belém, um dia depois de a artista completar 58 anos de carreira, assinalados num espectáculo no Teatro São Luiz, em Lisboa.
"Hoje, a República portuguesa presta homenagem a uma grande figura da cultura portuguesa que os portugueses têm admirado ao longo do tempo, nos palcos, no teatro, na televisão e no cinema. Cinquenta e oito anos, uma vida, uma vida dedicada ao espectáculo. Simone de Oliveira tem sido uma referência para vários artistas em Portugal", afirmou Cavaco Silva.
O Presidente sublinhou que "pela sua voz, o grande público português contactou com grandes poetas: Ary dos Santos, David Mourão Ferreira, Camões, Pessoa e outros".
"Quem não se lembra de sucessos como ‘Sol da Inverno’, ‘A desfolhada’, que ainda hoje são marcos na música ligeira portuguesa? Eu lembro-me bem", disse.
O chefe de Estado destacou que Simone de Oliveira "enfrentou grandes desafios na sua vida profissional e também pessoal" e o "que sobressai é acima de tudo uma grande coragem, uma resistência, não baixar os braços, não desistir, determinação para enfrentar esses grandes desafios que viveu ao longo da sua vida".
No agradecimento, Simone disse que se o pudesse fazer a cantar, fá-lo-ia. "Mas como diria o poeta, as palavras estão gastas. É uma honra muito grande, agradeço muito a todos, ao país, aos poetas, aos músicos e a si, senhor Presidente, aquele abraço de respeito, de ternura", afirmou Simone de Oliveira.


Sempre gostei de Simone de Oliveira, e quando tunha 19 anos, com mais duas amigas criámos o Clube de Fans de Sumone de Oliveira e a partir daí fiquei sempre a admirar a mulher e a artista.
Estive ontem, com muito gosto com uma das amigas desse tempo do
Clube de Fãs a assistir ao belíssimo espectáculo 58 anos de carreira,
no São Luiz Teatro Municipal, que também acontece hoje.
A Câmara Municipal de Lisboa fez-se representar pela sua vereadora da Cultura, que lhe 
ofereceu um líndissimo ramo de flores e disse que brevemente irá
ser anunciado uma iniciativa da Câmara a Simone. Não se sabe o
que será, porque Simone já tem a mais alta condecoração da
Câmara Municipal. Aguardemos.
Irene Alves

6 comentários:

Unknown disse...

Simone de Oliveira merece este galardão.
Ela faz parte da nossa geração, da nossa casa e da nossa família.

Cidália Ferreira disse...

Muito sinceramente.. Fiquei completamente arrepiada ao ler este soberbo artigo.. Esta Grande Senhora é Digna disto e de muito mais

MUITOS PARABÉNS A ESTA DIGNÍSSIMA SENHORA!

Beijinhos de boa noite.
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Fernando Santos (Chana) disse...

Partilho a sua opinião....
Cumprimentos

Graça Pires disse...

A Simone merece, sim. Eu gosto dela.
Beijo.

Elvira Carvalho disse...

Simone de Oliveira merece. Mas merecia mais. Merecia a condecoração lá no palco, no espectáculo dos 58 anos de carreira. Na presença do seu público. Não ter de se deslocar ao palácio para que o PR a condecorasse. Como se fosse um favor.
Um abraço e bom fim de semana

Maria Fonseca disse...

Muitos Parabéns à nossa querida Simone de Oliveira, que sempre tenho admirado durante toda a minha vida.. Verdadeiramente merecida a condecoração que lhe foi concedida. Beijinho grande