quarta-feira, 4 de novembro de 2015

fonte: dreamguides.edreams.pt

A Fontana di Trevi  ou a Fonte de Trevi em português é a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Projetada por Nicole Salvi e construída em 1735, essa fonte está situada no cruzamento de três ruas e faz parte da história da cidade. Antigamente, era habitual construir uma fonte onde os aquedutos terminavam, como é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um aqueduto de grande valor simbólico.
Na Fontana di Trevi você também poderá ver a magnífica estátua do deus Netuno, representado sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema. Entre essas cenas, a mais famosa é, sem dúvida alguma, a do filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini.
Além disso, desde a rodagem do filme “Three Coins in the Fountain“, que em português recebeu o título de “A Fonte dos Desejos“, a tradição diz que, se você jogar uma moeda na fonte, voltará a visitar a cidade. Porém, se você for solteiro(a), aqui vai outra dica: a tradição também diz que, se vocfonte
ê jogar duas moedas, vai encontrar a sua outra metade da laranja em Roma!


https://youtu.be/1jPnBPV4zlQ




3 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Deixo um beijinho

Elvira Carvalho disse...

Muito interessante.
Um abraço

Graça Pires disse...

Gostei de ler sobre a Fontana di Trevi. Já lá estive ao pé. Mas não consigo deixar de ligar a fonte à imagem de Anita Ekberg a banhar-se nela, nesse maravilhoso filme de Fellini.
Beijo.