segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A gravidade é tanta que desta vez temos mesmo que saber toda a verdade!!!

O Ministério da Saúde ordenou uma investigação à alegada prática da eutanásia no Serviço Nacional de Saúde (SNS), situação denunciada pela Bastonária da Ordem dos Enfermeiros.
Em entrevista à Rádio Renascença, no programa “Em nome da lei”, Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, frisou que a eutanásia “já é de alguma forma praticada nos hospitais do SNS com médicos que sugerem essa solução para alguns doentes”.
“Vi casos em que médicos sugeriram administrar insulina aos doentes para lhes provocar um coma insulínico. Não estou a chocar ninguém, porque quem trabalha no SNS sabe que estas coisas acontecem por debaixo do pano”, disse ainda Ana Rita Cavaco.
Em reacção a estas declarações, o Ministério da Saúde refere, em comunicado citado pelo DN, que solicitou à Inspecção-geral das Actividades em Saúde uma “intervenção com carácter de urgência” para “apuramento dos factos”, com vista ao “cabal esclarecimento dos cidadãos”.
O Ministério aproveita para reafirmar a “total confiança nas instituições e nos profissionais do SNS”.
A Ordem dos Médicos também reagiu, revelando que vai apresentar queixa contra a Bastonária dos Enfermeiros ao Ministério Público e à IGAS.
“Independentemente das posições individuais relativamente à legalização da eutanásia”, refere a OM, “o teor destas declarações é extraordinariamente grave, pois envolve médicos e enfermeiros na alegada prática encapotada de crimes de homicídio em hospitais do SNS”.
O órgão representativo dos médicos também diz desconhecer qualquer caso de “eutanásia explícita ou encapotada” no SNS.
O tema da eutanásia foi lançado para o debate público, nos últimos tempos, fruto do movimento pró-eutanásia que inclui 100 figuras públicas e vai mesmo ser debatido no Parlamento.
ZAP.aeiou.pt


sábado, 27 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Balada de um Batráquio foi considerada a melhor curta-metragem apresentada na 66ª. Berlinale

‘Balada de um Batráquio’ foi considerada a melhor curta-metragem apresentada na 66.ª Berlinale.


CARAS

21 de fevereiro de 2016, 12:50


Balada de um Batráquio, de Leonor Teles, recebeu este sábado, 21 de fevereiro, o Urso de Ouro na categoria de curtas-metragens, no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Em declarações à agência Lusa, a realizadora confessou que o prémio “foi completamente inesperado”. “Nunca pensei, achei que era impossível. Somos pequeninos, fizemos um filme com pouco dinheiro, sempre acreditaram em mim e estar aqui e ter ganhado o Urso de Ouro é uma coisa inacreditável", acrescentou Leonor Teles após a entrega dos galardões.
O filme expõe comportamentos xenófobos em relação a membros da etnia cigana em Portugal e tem como objetivo ajudar a combatê-los.

fonte: Caras online
Foto: Getty Images


 


(trailer)

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Presidente eleito quer cerimónia poupada nos custos.Não seguiram convites para chefes de Estado estrangeiros.

Em tempo de vacas magras, Marcelo Rebelo de Sousa quer uma cerimónia de tomada de posse poupada nos custos. Daí que não estejam a ser feitos convites a chefes de Estado estrangeiros para virem a Portugal associar-se à cerimónia, já marcada, como sempre, para 9 de março.
No que toca a participações internacionais, para já está apenas confirmada a presença do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker. À margem das cerimónias, Juncker terá um encontro com o primeiro-ministro português, António Costa. Os receios de Bruxelas quanto à governação do PS serão o tema mais importante da conversa.
Há dez anos, quando Cavaco Silva sucedeu como Presidente da República a Jorge Sampaio, foram várias as personalidades estrangeiras convidadas a vir a Portugal. Os EUA fizeram-se representar pelo ex-presidente George Bush, pai de George W. Bush, na altura o inquilino da Casa Branca.
Na altura foi notado que Bush pai conversou muito com outro convidado estrangeiro, o príncipe Felipe de Espanha, hoje rei Felipe VI. Em representação da França esteve também o ex-presidente Giscard d"Estaing. Xanana Gusmão, presidente timorense, também veio a Lisboa.
Outro passo cerimonial que o Presidente Marcelo evitará é o tradicional banquete de Estado no Palácio de Queluz. Desta vez não se realizará. Para o dia seguinte à tomada de posse está a ser organizado um encontro do Presidente recém-empossado com o corpo diplomático acreditado em Lisboa.
Há dez anos o banquete de Estado consistiu num almoço para o qual foram convidadas 116 personalidades, grande parte altas entidades estrangeiras.
Na altura, o Presidente que acabara de tomar posse, Cavaco Silva, agraciou o seu antecessor, Jorge Sam- paio, com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade. Este, dez anos antes, fizera o mesmo a Mário Soares. Irá agora Marcelo seguir a tradição, agraciando Cavaco Silva?
A principal inovação de Marcelo no dia da sua tomada de posse como PR - que ocorrerá exatamente dez anos depois de ter recomeçado a fazer comentários políticos na TVI - será a sua participação, ontem noticiada no Expresso, num concerto jovem convocado pela Câmara de Lisboa para o Largo do Município. Estão já confirmadas as presenças de Paulo de Carvalho, José Cid e dos HMB (uma banda reggae).
Coabitação serena
Há dez anos, quando Cavaco Silva sucedeu a Jorge Sampaio, o primeiro-ministro era, como hoje, do PS. Chamava-se José Sócrates e nesses dias tudo eram rosas na relação Belém-São Bento.
Hoje o primeiro-ministro chama-se António Costa e, tal como então, o PS esforça-se por fazer passar a mensagem de que está tudo bem com Marcelo. "As primeiras palavras e os primeiros gestos do Presidente eleito são um bom indicador de que voltaremos em breve a ter um clima político menos tenso e mais dialogante entre todos os principais órgãos de soberania", afirmou anteontem o presidente da AR, Ferro Rodrigues, nas jornadas parlamentares do PS.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Morreu Umberto Eco

A notícia da sua morte foi avançada pelo 'Corriere della Sera', jornal italiano com quem o escritor colaborou.
Pensador, filósofo, ensaista, estudioso e romancista, Umberto Eco era figura de renome no meio académico, mas granjeou sucesso internacional com 'O Nome da Rosa', obra adaptada ao grande ecrã por Jean-Jacques Annaud. É também dele o 'Pêndulo de Foucalt'.
Eco escreveu ainda inúmeros ensaios, publicados nas mais diversas publicações. 'Sobre Os Espelhos e Outros Ensaios' reúne alguns desses trabalhos, mas na sua bibliografia podemos ainda incluir um curioso trabalho dedicado aos alunos universitários, 'Como escrever uma tese', bem como um trabalho na área de semiologia.
O Corriere della Sera destaca também a importância de Eco no seio da cultura moderna italiana.

Fonte: Notícias ao Minuto
 

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

OFÉLIA MARIA QUEIROZ SOARES

A mulher que se diz ter merecido a paixão de Fernando Pessoa.

No passado domingo, foi homenageada numa cerimónia organizada pela

Câmara Municipal de Lisboa, no Cemitério dos Prazeres.

Morreu em Julho de 1991, com 91 anos, sem nunca ter querido tirar

benefícios da relação discretíssima que manteve no início do

séc.XX com aquele que viria a ser considerado um dos maiores

génios da Literatura Portuguesa.

Os seus ossos foram tresladados do Cemitério do Alto de S.João,

onde Fernando Pessoa esteve em jazigo desde a sua morte 1935

até 1985, quando foi para o Mosteiro dos Jerónimos.

Nem na morte ficaram juntos.
A Câmara Municipal de Lisboa quer inscrever o Cemitério dos Prazeres, na

Rota Europeia dos Cemitérios.No verão chega a receber 300 turistas/dia.

(texto baseado numa notícia do Jornal Expresso da semanaa passada.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

E Bruxelas com estes gastos não se importa? (Fonte: económico)

Cerca de 150 deputados à Constituinte deverão receber o título de "deputado honorário", segundo uma proposta do presidente do parlamento para comemorar os 40 anos da Constituição, num programa que inclui conferências com constitucionalistas de várias gerações. Orçado em 150 mil euros, a proposta de programa comemorativo dos 40 anos da aprovação da Constituição da República ficará fechada na próxima semana, estando também em ponderação a distribuição de um exemplar da Constituição da República Portuguesa (CRP) com um jornal, disse à Lusa fonte do gabinete de Eduardo Ferro Rodrigues. O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, Helena Roseta, Manuel da Costa Andrade, Pedro Roseta, Ângelo Correia, Jorge Miranda, Pedro Roseta (PPD), Arons de Carvalho, António Reis, António Arnaut, Manuel Alegre, Manuel de Mata Cáceres e Carmelinda Pereira (PS), Carlos Brito, Vital Moreira, Jaime Serra (PCP), José Manuel Tengarrinha (MDP/CDE), Basílio Horta e Freitas do Amaral (CDS) estão entre os cerca de 150 deputados constituintes que poderão receber o título de deputado honorário. A atribuição do título de "deputado honorário", inédita, está prevista no Estatuto dos Deputados e carece de deliberação do plenário, subscrita por pelo menos um quarto dos deputados em exercício de funções. De acordo com o Estatuto, o título é atribuído aos deputados "que, por relevantes serviços prestados na defesa da instituição parlamentar, tenham contribuído decisivamente para a sua dignificação e prestígio". Este título dá direito a um cartão identificativo próprio, a livre-trânsito no edifício da Assembleia da República e a eventuais prerrogativas "a definir pelo presidente da Assembleia da República". O programa proposto, que ficará fechado na próxima semana na conferência de líderes, inclui uma exposição, a realização de conferências, com constitucionalistas como Jorge Miranda, antigo constituinte, mas também com constitucionalistas de gerações mais novas. A Constituição da República foi aprovada a 2 de abril de 1976, dois anos depois da revolução de 74. Apenas o CDS votou contra, quebrando a unanimidade dos votos favoráveis do PS, PPD, PCP, MDP/CDE, UDP e do ADIM. Até hoje, a Lei Fundamental sofreu sete revisões.

É só gastos com os políticos, para o povo é que nunca há dinheiro

Assunção Esteves escolheu uma pintora espanhola, freira, para pintar o seu retrato. O quadro da antiga ex-presidente da Assembleia da República será exposto num dos corredores do edifício A pintura não está ainda concluída – estima-se que o seja até ao final do ano – mas é já conhecido o seu valor. 15 mil euros é o montante que a Assembleia da República pagará pela pintura. Esta é, de acordo com o assessor de imprensa do Presidente da Assembleia da República, uma prática comum a todos os que ocupam aquele cargo, à semelhança do que acontece, por exemplo, com os Presidentes da República, no Palácio de Belém.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

SALINA PEIXE REI

Flor de Sal & Saúde
Pelo seu elevado grau de pureza, a Flor de Sal é rica em minerais essenciais para a saúde. Por não sofrer nenhum processamento, é fonte de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre. Quando tiver de adquirir, escolha Flor de Sal ou Sal Artesanal, pois estará a ajudar o seu Coração.

Se os amigos/as tiverem página no Facebook agradeçam que visitem a página
SALINA PEIXE REI e cliquem num GOSTO porque é de um familiar meu e ele
pediu-me para divulgar a página. (Obrigada a todos).
Irene Alves




segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A TAP cumpriu com a sua palavra e anunciou os vencedores na sua página no Facebook. “Mais um casal, mais uma viagem”, escreveu a dada altura a empresa na rede social, quando partilhou a fotografia de um dos casais vencedores. Mas o facto de este casal em particular ser composto por duas mulheres, levou a que alguns utilizadores do Facebook criticassem a empresa.
Entre comentários homofóbicos e insultos, tanto às vencedoras como à TAP, gerou-se discussão na página da TAP na rede social.
Entretanto, a companhia aérea optou por apagar os comentários insultuosos da sua página. Entre as centenas de comentários, encontram-se algumas críticas à TAP, é certo. O assunto, porém, está relacionado com a diminuição de frotas. Ao mesmo tempo, há muitos outros comentários a elogiar a iniciativa da empresa e dar os parabéns a este casal vencedor.
Mais tarde, ainda durante o último fim-de-semana, a TAP voltou ao assunto como uma declaração clara: “A TAP cumpre a Constituição e a Lei portuguesas e não faz discriminação em função da orientação sexual. Apelamos a todos os que comentam que utilizem linguagem adequada e não ofensiva e que respeitem os restantes utilizadores e as opções individuais de cada um”, apelou a
a empresa

Fonte: Noticias ao Minuto

domingo, 14 de fevereiro de 2016

sábado, 13 de fevereiro de 2016

D. Ivonne Vieira Gerling faleceu há dias. Mãe de uma amiga minha, a mestrina Gilia Gerling

CONVERSAS DENTRO DE MIM - Ivonne Vieira Gerling.
A lágrima disse: A poesia morreu, por isso choro.
Levanta-te, disse o desejo. Por isso sorri.
Guio-te espaço a fora, disse um beijo. Por isso anima-te!
Abraço-te, disse a esperança. Por isso cala teu pranto.
Segue-me, disse em prosa, o amor. Por isso deixa de sofrer.
Vive, disse-lhe a Vida.
E a poesia renasceu.
Do pranto fez uma rima
Do desejo um sonho
E da esperança uma flor!



..............................................................

Aviões à noite
(obrigada Joaquín)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

" a arte não tem época. É a emoção que dorme em travesseiros de eternidade."

 
Tenho a certeza que o céu é uma biblioteca
E cada nuvem é um nicho fofo organizado por autor
Ou temática (isso ainda não decidi)
Onde te envolves no prazer da leitura
...
Em redor há um parque maravilhoso
Onde brincam animais de companhia felizes
Sem tempo para zangas ou doenças
Cada dia é uma pintura estonteante
E a música presente ou não
Só obedece aos caprichos do teu ouvido
Da tua atenção
Há frutos luminosos nas árvores
E uma bruxa má aposentada dos Contos de Fadas
Coze pão e bolos, contente
Por já não ter de fazer mal a ninguém
E poder ser finalmente amada
A morte repousa as suas canseiras sobre a erva fresca
E inveja a facilidade com que os terrestres tudo esquecem
À sua passagem turva
Só ela aborrece a eternidade sob o peso da memória
Mas, entretanto, eis que um cachorro se aproxima
E lambe-lhe no rosto um sorriso enternecido
Ana Wiesenberger
08-02-2016

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Escolha de Lita Lisboa

VIVE O INSTANTE QUE PASSA
Vive o instante que passa. Vive-o intensamente até à última gota de sangue. É um instante banal, nada há nele que o distinga de mil outros instantes vividos. E no entanto ele é o único por ser irrepetível e isso o distingue de qualquer outro. Porque nunca mais ele será o mesmo nem tu que o estás vivendo. Absorve-o todo em ti, impregna-te dele e que ele não seja pois em vão, no dar-se-te todo a ti. Olha o sol difícil entre as nuvens, respira à profund...idade de ti, ouve o vento. Escuta as vozes longínquas de crianças, o ruído de um motor que passa na estrada, o silêncio que isso envolve e que fica. E pensa-te a ti que disso te apercebes, sê vivo aí, pensa-te vivo aí, sente-te aí. E que nada se perca infinitesimalmente no mundo que vives e na pessoa que és. Assim o dom estúpido e miraculoso da vida não será a estupidez maior de o não teres cumprido integralmente, de o teres desperdiçado numa vida que terá fim.
VERGÍLIO FERREIRA
pintura de Celito de Medeiros

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Rui Zink - fonte: Caras online

UMA ORAÇÃO
José Pedro Gomes continua em "coma induzido". Diz a lenda que, nesse estado, podemos comunicar com os amigos desaparecidos. E não é difícil imaginar as divertidas conversas de José Pedro com António Feio. "Tinha tantas saudades tuas, pá!"
"Eu também, mas a ti tenho-te visto. No teatro, na televisão..."
"Aqui também há televisão?"
"Não. Mas vemos tudo, lembra-te. É uma das poucas vantagens de se estar morto. Até Benfica TV temos à borla."
E José Pedro: "Porreiro. Acho que vou gostar disto."
E é aqui que António Feio finge arreliar-se e admoesta o amigo de sempre. "Estás parvo, ainda tens mais um par de peças para fazer, a Luísa Costa Gomes está a escrever-te uma em que interpretas não doze, mas 176 personagens e tudo numa hora, era para ser surpresa, o casino já tem a data reservada e tudo..."
"A sério?"
"A sério, pá, então eu ia mentir-te? Somos amigos há quanto tempo? Quantos Inoxes fizemos? E o Molero?"
"O Molero... Foi a primeira vez que passaste a encenador, salvo erro. E também actuavas."
"Mas deixei-te fazer o brilharete todo. As palmas eram quase todas para ti."
"Eu sei. Ficaste zangado?"
Aqui António Feio irrita-me mesmo. Ou finge:
"Ó meu artolas, mas quando é que eu me zanguei contigo? Fiquei feliz, sim. E orgulhoso. Por ti. Por nós. É por isso é que tens de voltar lá para baixo."
"Mas eu... Eu queria ficar aqui mais um bocadinho a falar cont..."
"OK, mas daqui a pouco andor, tá? Há gente a torcer por ti, não lhes vais fazer a desfeita."
"Uma peça em que eu faço 176 personagens, dizes?"
"Mais coisa menos coisa, sim."
"Numa hora?"
"Sim, sim. Agora vê lá se acordas.”
 
foto de João lima
 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

fonte: http://iphotochannel.com.br

As impressionantes paisagens corporais de Anton Belovodchenko (NSFW)



Para os apreciadores do corpo feminino, é fato que sob a luz ou momento certo verdadeiras paisagens podem se formar. A série em preto e branco de “bodyscapes” (paisagens corporais, em tradução livre) do fotógrafo Anton Belovodchenko traz o nu de uma forma diferente, poética, não apenas sensual ou vulgar.



domingo, 7 de fevereiro de 2016

OUTROS TEMPLOS - Célia Laborne Tavares


 
As estepes são o meu caminho
e os dias da memória
são o sem-fim
onde se derrama a derradeira angústia.
 
Deixarei as neves persistentes
pela tepidez uniforme das fogueiras
onde o mundo se aquece docemente.
 
Formarei na Terra sem fronteira
os marcos estáveis de outros tempos
e em todos os bosques
comprarei a Paz.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Fonte: Caras online

O futebolista posou a lado de Vanessa Rebelo.

CARAS
5 de fevereiro de 2016, 15:20
No mês em que se celebra o Dia dos Namorados, Simão Sabrosa e Vanessa Rebelo protagonizam uma sessão fotográfica sensual para a revista Cristina, de Cristina Ferreira. "A Cristina de fevereiro é dedicada ao amor. Simão Sabrosa e Vanessa Rebelo contam tudo sobre a história de uma paixão que fez correr muita tinta. Em primeira mão! Sexta nas bancas, mas atenção porque... na capa que vai comprar, um deles... está nu! Literalmente. Não perca!", escreveu a apresentadora e diretora de conteúdos não informativos da TVI no Facebook. E quem está nu é o futebolista, que fala pela primeira vez sobre a sua relação com a decoradora, por quem se apaixonou quando ela ainda era casada com um dos seus melhores amigos, o também jogador de futebol Bruno Aguiar.



(o nu vende sempre - parece)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Fonte: Caras on line - imagens DR

Sofia Ribeiro desabafa: “Por que é que as pessoas são más?”

A atriz luta contra um cancro da mama.


CARAS

3 de fevereiro de 2016, 23:08


“Por que é que as pessoas são más?... Por que é que só estão bem a ver o mal nos outros, a apontar o dedo, a fazer juízos de valor, a criticar, atacar ou fazer troça?
De certeza que já fizeram estas perguntas vezes e vezes sem conta.
Eu faço-a várias vezes! O que é que vocês acham?
Pergunto isto, porque no dia que partilhei com vocês que um dito sacana apanhou uma Sofia, no caso, eu, sabia que no meio de tanta gente a maioria generosa, também viriam os miseráveis com falta de problemas realmente sérios, apregoar as coisas mais estapafúrdias sem qualquer respeito, conhecimento, de causa ou até científico..
Porque, infelizmente, vivemos na era de quem tudo tem para dizer, sem saber nada do que diz.
Eu, pergunto, não seria o tema saúde, ou no caso, a falta dela, razão mais que suficiente para termos respeito pelo outro? E o outro não sou eu, o outro! Pessoa.
Acontece com quase toda a gente pelas mais diversas razões, porque não iria acontecer comigo? … Não sou diferente de ninguém!... Uma coisa é certa: Se de alguma forma, conseguir "ajudar" quem, como eu, sabe do que falo, sabe porque o sente, na pele.
Se de alguma forma, eu conseguir arrancar um sorriso em momentos que a vontade de sorrir é escassa...Se de alguma forma conseguir "despertar mentes" para uma realidade dura, tantas vezes cruel, que está cada vez está mais ao nosso lado e que tem que ser encarada de frente, com os olhos bem abertos. De sorriso no rosto eu tolero que os ignorantes continuem a dizer os maiores disparates sobre a MINHA saúde/vida, com a sincera esperança que um dia deixem de o ser (ignorantes) e percebam o que realmente importa.
Porque hoje sou eu, e tantas, tantas outras Sofias... E amanhã a Sofia podes ser tu.
Deixo-vos um super abraço, cheio de boas energias!!!
Está a dar tudo certo! Tudo o que tem que ser feito no meu caso, está a ser feito e muito bem feito, por uma equipa que sabe bem o que fazem e mais do que isso, de corações gigantes, a quem tenho que agradecer cada minuto. Obrigada a eles e a vocês!
Acreditem, o vosso apoio e força tem sido fundamental! De facto o amor, nas mais diferentes formas o pensamento positivo e os sorrisos movem mesmo "montanhas". A sério, cada dia acredito mais nisso!
Por favor rodeiem-se deles, dos verdadeiros.
, escreveu Sofia Ribeiro no Facebook após regressar de uma semana de férias com dois amigos em Cabo Verde.
Recorde-se que a atriz, de 31 anos, foi diagnosticada com cancro da mama no
passado dia 13 de Novembro.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ao anoitecer ... (veja este vídeo que é fantástico o voo dos 200.000 Estorninhos)

 ​
200.000 Estorninhos europeus reúnem-se para voar em formações de tirar o fôlego, antes de se recolherem para passar a noite.

Estes vôos incríveis, de

precisão aérea e engenharia biológica, são captados nesta memorável sequência de vôo.



(obrigada, Joaquín)